SÃO PAULO - As associações se reuniram no último dia 15 de fevereiro, com a direção da Cabesp com o objetivo de reforçar as pautas que consideram importantes e urgentes aos associados já neste início de ano.
Abaixo sintetizamos alguns pontos relevantes da reunião:
· UNIMED NACIONAL - Recentemente notícia veiculada pela mídia de que a Unimed descredenciará dezenas de hospitais pelo país, causou preocupação em como ficaria a rede credenciada vinculada à Central Nacional Unimed (CNU).
Sobre isso, a direção da Cabesp reafirmou que a medida não afetará em nada os associados pois o convênio é MASTER, enquanto o cancelamento se deu apenas nos planos SIMPLES (ou básico).
Assim, não haverá impacto aos associados da Cabesp. Também não haverá nenhuma mudança nas Unimeds regionais/locais como Minas Gerais, Paraná e no interior de São Paulo, onde aparece como plano “básico” nas carteirinhas. Os representantes avaliam, inclusive, que a Cabesp deve esclarecer em seu portal as diferenças entre as Unimeds em cada região e diminuir a confusão entre os colegas.
· SUBSÍDIO PARA A VACINA CONTRA A HERPES ZÓSTER - Os representantes pedem ao menos 30% do valor do imunizante. Estudo levantado internamente pela própria diretoria da Cabesp com os associados que contraíram o vírus mostra que cada internação por Herpes Zóster custa um valor alto ao plano - muito mais do que o tratamento preventivo. Logo, seria muito mais interessante à Cabesp e ao público que a vacina fosse oferecida ou, pelo menos, custeada em parte pelos associados interessados.
· ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - Os representantes solicitaram na reunião que a Assembleia de Prestação de Contas, que deve ocorrer em março de 2024, seja no formato híbrido, que proporciona uma maior participação dos associados, mesmo porque a última, no modelo 100% virtual, dificultou a participação de inúmeros associados que esbarram nas barreiras tecnológicas.
Nesse quesito a Cabesp se comprometeu a consultar a área de tecnologia para saber da viabilidade desse pleito e com a votação simultânea.
· ESTUDO ATUARIAL - A Cabesp já tem em mãos os pareceres da empresa Mercer Marsh Benefits. Outra empresa de serviços atuariais, a KPMG, também foi contratada para dar seu parecer independente - porém as premissas ainda não foram apresentadas.
Importante ressaltar que o conhecimento dos estudos atuariais é base fundamental para as discussões que devem embasar as decisões de Prestação de Contas e não há base legal para que os representantes não tenham acesso aos estudos.
· ATA DA REUNIÃO - Abaixo disponibilizamos a ata da reunião para conhecimento dos interessados.
Clique aqui e veja ata da Reunião com a Cabesp em 15/02/2024
Fonte: Abesprev