Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Sep 6, 2024 11:52:46 AM | 2024

Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Campanha ocorre durante todo o mês, e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro

SÃO PAULOSetembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.

  • Objetivo da Campanha: Conscientizar sobre a prevenção do suicídio e promover ações de apoio durante todo o mês de setembro.
  • Dados Alarmantes: Estima-se que ocorrem 14 mil suicídios por ano no Brasil, com uma média de 38 pessoas por dia.
  • Ambiente de Trabalho: O estresse, a pressão e a falta de apoio emocional no trabalho são fatores que contribuem para problemas de saúde mental.
  • Apoio e Prevenção: O Centro de Valorização da Vida (CVV)oferece apoio emocional e prevenção do suicídio através do telefone 188, chat ou e-mail.

O QUE É A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha visa sensibilizar a população sobre a importância de discutir o suicídio e as formas de evitá-lo1.

O mês de setembro foi escolhido porque o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, diversas ações são realizadas para promover o diálogo e oferecer apoio a quem precisa. O lema de 2024 é "Se precisar, peça ajuda!".

A campanha destaca a importância de falar sobre o suicídio para que as pessoas em crise possam buscar ajuda e entender que a vida sempre é a melhor escolha. Além disso, enfatiza a necessidade de identificar sinais de alerta e oferecer apoio emocional a quem está passando por momentos difíceis31.

 Da Redação

 

 

Fonte: Afaban Sorocaba