Novembro Azul: Santander isenta exames da coparticipação de doenças que atingem a população masculina

Nov 5, 2024 3:06:37 PM | 2024

Novembro Azul: Santander isenta exames da coparticipação de doenças que atingem a população masculina

A campanha Novembro Azul disponibilizará conteúdos nos canais de comunicação do banco

SÃO PAULO  - Teve início na última sexta-feira 1º, o Novembro Azul, campanha que visa chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Durante todo o mês, o Santander isentará os seguintes exames da coparticipação:

  • Colestoral total e frações;
  • Triglicérides;
  • Glicemia em jejum;
  • PSA;
  • Glicemia de jejum;
  • Ultrassonografia da Próstata Via Abdominal;
  • Ultrassonografia da Próstata Via Transretal.

Os funcionários do Santander poderão participar também de outros eventos relacionados à saúde do homem. No dia 22, às 9h, será realizada uma live em parceria com o hospital Sírio Libanês e com mediação do médico do trabalho Luiz Alexandre. A participação será feita através de inscrição pelo Portal Pessoas.

No dia 14, às 10h, será realizado o webinar sobre diabetes e resistência à insulina. No dia 27, às 16h, será realizado o webinar “Novembro Azul e Saúde do homem”.Essa programação pode ser realizada mesmo se o funcionário não tiver um plano Wellhub contratado.

Além disso, a campanha Novembro Azul disponibilizará conteúdos nos canais de comunicação do banco, sobre câncer de próstata e doenças cardiovasculares que mais acometem os homens.

“Essa campanha de prevenção e conscientização do Novembro Azul é importantíssima para que os homens possam fazer os exames periódicos e de check-up, e praticar o autocuidado, preservando sua qualidade de vida e o seu bem-estar. Em caso de diagnóstico de alguma doença, o tratamento inicial é fundamental para a cura e a saúde de todos. Lembrando que esses benefícios estão sendo estendidos tanto aos funcionários como também aos homens dependentes no plano de saúde. Participe dos eventos e faça os exames com esse incentivo de isenção de coparticipação”, orienta Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander.

NOVEMBRO AZUL - O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

O CÂNCER DE PRÓSTATA - O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todo país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.

Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.

(SP Bancários)

 

 

 

Fonte: Afubesp