Justiça suspende autuações da Receita Federal sobre contribuições extraordinárias do Plano II Banesprev

Dec 22, 2025 6:31:22 PM | 2024

Justiça suspende autuações da Receita Federal sobre contribuições extraordinárias do Plano II Banesprev

Decisão judicial garante direito de aposentados do Banesprev deduzirem contribuições extraordinárias no Imposto de Renda

São Paulo O departamento jurídico da Afubesp obteve uma importante vitória para os associados do Plano II do Banesprev. Em decisão divulgada neste final de semana, o desembargador Marcelo Saraiva determinou a suspensão das autuações e retenções em malha fina da Receita Federal relacionadas às contribuições extraordinárias.

A medida foi concedida em Mandado de Segurança coletivo impetrado pela Afubesp e beneficia, em especial, os aposentados que arcam com valores adicionais para manter o equilíbrio atuarial do plano. Segundo o magistrado, esses pagamentos não configuram acréscimo patrimonial e, portanto, podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda, respeitando o mesmo limite das contribuições regulares (12%).

Além da ação que contempla a maioria dos aposentados, a entidade também move processo em favor dos funcionários da ativa, cujo resultado semelhante ainda é aguardado. “Defiro, em parte, o pedido de concessão de antecipação da tutela, para determinar a suspensão dos efeitos do auto de infração lavrado e das retenções de malha fina do imposto de renda dos associados”, destacou Saraiva em sua decisão.

A Afubesp informou que retomará suas atividades na sede no dia 5 de janeiro, após o recesso. A partir dessa data, o departamento jurídico estará disponível para esclarecer dúvidas dos associados por meio dos canais oficiais: WhatsApp (11) 94069-7297 e e-mail juridico@afubesp.com.br.

Da Redação _ Com informações  Érika Soares / Afubesp (Foto: Canva)

 

 

 

 

 

 

Fonte: Afaban Sorocaba