SÃO PAULO - Após análise detalhada dos documentos disponibilizados pelo Banesprev por dirigentes, que são especialistas no setor, as associações (Afubesp, Afabesp e Abesprev) e as entidades sindicais (Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-SP, Feeb SP/MS e Contraf) orientam votar NÃO nos três pontos (o terceiro exclusivamente para o Plano II) que serão deliberados em Assembleia Geral Ordinária, nos dias 13 e 14 de julho pela internet.
Veja abaixo porquê rejeitar ponto a ponto:
1. Prestação de contas
Justificativa para o voto NÃO:
Balanço de 2022 prejudicado pelo impacto da reprecificação dos ativos à revelia da legislação.
Explicação:
Em 2019, com voto contrário dos representantes eleitos nos colegiados do Banesprev e posterior denúncia à PREVIC, os indicados pelo Santander aprovaram mudar a precificação dos ativos de “marcado na curva” (valor do título na emissão e válido até o vencimento) para “marcado a mercado” (valor estabelecido pelo mercado diariamente). Tal atitude irregular acabou por trazer volatidade e consequente aumento de risco das carteiras e, pior, queda na rentabilidade com agravamento do déficit do Plano II.
Votar Não também porque as contas do Plano Pré-75 (Fundão) estão irregulares em face da troca do índice, em 2022, que corrige os benefícios do IGP-DI pelo IPCA, sem observar o regramento do Estatuto Social vigente e aprovado em 2015, e também o art. 45 do regulamento do plano de benefícios, que foi ignorado.
2. Proposta Orçamentária e Política de Investimentos para o ano 2023
Justificativa para o voto NÃO:
Gasto indevido de recursos do PGA do Plano II para Instituição do Plano CD.
Explicação:
O Fundo Administrativo do Plano II do Banesprev sofreu deduções irregulares ao longo de 2022, para custeio de despesas relativas as migrações de participantes para o Plano CD. Assim, o saldo apresentado é inconsistente.
Em breve, a entidades irão disponibilizar uma matéria explicativa sobre este assunto.
3. Plano de custeio para 2023 (Apenas participantes do Plano II votam neste ponto)
Justificativa para o voto NÃO:
Balanço assinado por Diretor sem legitimidade.
Explicação:
O Diretor Financeiro que assina o balanço do Banesprev de 2022 foi contratado e não eleito pelos participantes como consta do Estatuto da Entidade registrado em cartório desde 2015.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ASSEMBLEIA - A primeira convocação será às 11h de 13 de julho, e o término às 17h do dia seguinte (14/7) com apuração dos votos e encerramento da Assembleia. O resultado será divulgado apenas no dia 17, segundo o cronograma. A associações e entidades sindicais reivindicaram a extensão do tempo de votação, que é de apenas 28 horas, mas foi negado pelo presidente do Fundo .
Para votar é preciso acessar -o site do Banesprev Clicar no Botão “Acesse aqui a Área de Participante” e seguir as orientações no site para login (que deve chegar no email cadastrado no Banesprev para todos com senha até quarta, dia 5, pelo usuário assembleiageralordinariabanesprev2023@stockprev.sinqia.com.br).
A votação eletrônica será aberta às 13h de 13/07/2023 e permanecerá disponível até às 17h do dia 14 de julho de 2023.
Segundo o comunicado do Fundo de Pensão, será assegurado o direito à manifestação por meio de Chat que estará disponível durante duas horas após o início da Assembleia. As respostas às referidas manifestações serão divulgadas no mesmo dia no site do Banesprev, por meio do caminho BANESPREV > Notícias e Comunicados > Assembleia Geral Ordinária 2023.
ELEIÇÕES - Após votar sobre os números do Banesprev, os participantes irão eleger seus representantes no Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos. As entidades apoiam a chapa Em Defesa do Banesprev.
Atenção!!! Para a votação dos colegiados, os colegas receberão login e senha específicos, que devem chegar no email cadastrado no Banesprev até dia 6 de julho, pelo usuário eleicoesestatutariasbanesprev2023@stockprev.sinqia.com.br.
Fonte: Associações