Notícias da Afaban

Conselho Fiscal da Cabesp reforça que indicação de não sócia é arbitrária

Escrito por Afubesp | Sep 27, 2024 2:02:00 AM

SÃO PAULONotificado extrajudicialmente pela Afubesp, entidades sindicais e demais associações de representação (Afabesp e Abesprev), o coordenador do Conselho Fiscal da Cabesp Claudanir Reggiani manifestou-se na sexta-feira (20) sobre a indicação de uma funcionária não sócia da Cabesp no colegiado – atitude essa que ataca frontalmente o Estatuto da entidade, que determina a indicação apenas de associados para os cargos.

O texto da carta afirma que logo tomada a consciência do ato irregular, foi convocada reunião extraordinária, ocorrida no último dia 16 de setembro, em que eleitos, efetivos e suplentes condenaram a ação. “Na ata da reunião consta a condenação do ato que afronta os artigos 48 e 54 do Estatuto Social da Cabesp e a recomendação para que se interrompa de imediato o processo de aprovação da posse da Conselheira Fiscal suplente”, diz um trecho da carta.

Então, os indicados do Santander votaram contra as decisões da maioria do colegiado, e a presidente da Caixa Beneficente, Maria Lúcia Ettore, deu seu voto de minerva a favor da aprovação da suplente. Em nenhum momento, mesmo sabendo das arbitrariedades de sua decisão, Maria Lúcia cogitou agir em concordância com o Estatuto, escolhendo uma pessoa entre os mais de 18 mil associados aptos a ocupar o cargo. Suas atitudes, alinhadas ao banco espanhol, mostram desprezo pela governança com seguidas medidas unilaterais.

Afubesp