São Paulo – A tentativa de alteração estatutária da Cabesp, promovida por meio de plebiscito, terminou em forte rejeição por parte dos associados. A votação, encerrada às 9h da sexta-feira (26), contou com apenas 156 votos de um universo de 18 mil aptos, número que não representa sequer 1% da base da entidade. O resultado foi divulgado apenas no início da noite, reforçando a estratégia das associações de orientar pelo não voto como forma de protesto contra o processo.
Segundo representantes da Afubesp, Afabesp e Abesprev, a baixa participação demonstra a insatisfação dos banespianos com a condução da Assembleia Geral Estatutária (AGE), realizada em 19 de junho. As entidades afirmam que a proposta de reforma do Estatuto visava retirar direitos e limitar a voz dos participantes do plano de autogestão.
Maria Rosani, presidenta da Afubesp, classificou a assembleia como “um absurdo” e garantiu que medidas jurídicas estão sendo tomadas para derrubar o processo. “Houve total desrespeito da mesa aos verdadeiros donos da Cabesp”, declarou.
As associações também criticaram a falta de transparência: os associados não tiveram acesso a informações suficientes para avaliar as consequências das mudanças, nem puderam discutir ou rejeitar pontos específicos do novo Estatuto. A consulta limitava-se à aprovação integral do texto, o que foi visto como uma tentativa de concentrar decisões na administração da Cabesp.
Próximos passos - Afubesp, Afabesp e Abesprev anunciaram uma pesquisa conjunta para definir estratégias futuras e reforçar a mobilização dos banespianos. O objetivo é manter a resistência contra qualquer tentativa de enfraquecer a governança democrática da Caixa Beneficente.
Clique no link abaixo e participe da pesquisa!
>>> As associações querem ouvir você, associado! Responda à consulta pública AQUI
Que vergonha, Santander! Shame on you, Santander! ¡Debería darte vergüenza, Santander!
(Da Redação _ Com informações da Afubesp
