(22.09.2023) São Paulo - De 27 a 29 de setembro, a CABESP irá realizar uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para que os associados deliberem novamente sobre a Prestação de Contas, Relatório Anual de 2022 e a Dotação Orçamentária 2023, sendo que na última AGO teve como resultado a desaprovação total das contas da entidade. No entanto, dessa vez, o diferencial é que o Relatório Anual estará em item a ser votado separadamente, atendendo a reivindicação das associações e entidades sindicais.
Como muitas dúvidas ainda pairassem sobre AGE, recentemente os representantes das entidades estiveram em reunião com a presidente da CABESP, Maria Lucia Ettore, quando pediram por escrito alguns esclarecimentos sobre a Dotação Orçamentária, apontando receio de que a CABESP deixasse de cobrir procedimentos médicos caso o valor da dotação fosse ultrapassado; sobre a necessidade de revisão dos regulamentos internos por uma comissão de associados e que outro estudo atuarial seja efetuado em 2024 por empresa diferente da atual e com a efetivo acompanhamento dos representantes das entidades signatárias de carta formal que foi entregue. (Veja a correspondência enviada)
Em resposta à carta, a Diretoria da CABESP (Veja a resposta da Cabesp) garantiu que a quantia estipulada não é um teto de gastos e que a assistência à saúde não será prejudicada, bem como garantiu a contratação de novo estudo atuarial com empresa independente e a formação de uma comissão para estudos sobre os regulamentos da CABESP.
A CABESP, como ato preparatória da AGE, submeteu as contas ao Grunitzky Auditores Independentes S/A, que revisou a auditoria feita pela Pricewaterhouse Coopers, confirmando a regularidade dos números.
Diante da resposta à carta assegurando o compromisso de chamar nova reunião para falar sobre novo estudo atuarial, sobre os regulamentos, e demais demandas, a Abesprev, Afabesp, Afubesp e Sindicato de São Paulo orientam que o voto da AGE de 27/09/2023, seja feito da seguinte forma:
1. Prestação de Contas relativa ao exercício 2022 - Vote SIM
Justificativa: As contas estão sendo aprovadas por não apresentarem irregularidades, já que o Relatório terá voto em apartado.
2. Relatório Anual 2022 - Vote NÃO
Justificativa: Contém criação de comitês nas áreas dos diretores eleitos, que, embora sendo de assessoramento, esvaziaram suas atribuições, afrontando o Estatuto Social.
3. Dotação Orçamentária 2023 - Vote SIM
Justificativa: A Diretoria da CABESP informou por carta que a assistência à saúde não será prejudicada caso os valores orçados sejam insuficientes.
Fonte: As Associações