SÃO PAULO - O sextou dos ex-trabalhadores do antigo Banespa começou com luta. Na manhã da última sexta-feira (28), enquanto o grupo de trabalho, que analisa propostas sobre retirada de patrocínio da previdência complementar, se reunia, aposentados e suas representações (Associações e Sindicatos) realizaram ações nas redes sociais contra a investida do banco Santander no Banesprev com a hashtag #SantanderAtacaAposentados.
A mobilização, que envolveu participantes do Banesprev, representantes dos banespianos e entidades sindicais, chegou aos assuntos mais comentados no Twitter em Negócios e Finanças. Às 11h estava com mais 7 mil tuítes elencados. Mas a ação também se estendeu para outras redes sociais como Facebook e Instagram.
Entre as mensagens compartilhadas lê-se, por exemplo: “O Santander segue sua cartilha de maldades! Retirar o patrocínio da previdência complementar vai acarretar inúmeros prejuízos a milhares de aposentados, que dedicaram suas vidas ao banco.”
Também levanta reflexões: “Como as pessoas que já estão fora do mercado de trabalho conseguirão sobreviver sem os recursos da sua aposentadoria? Basta, Santander”.
“Expor mais essa postura desumana do Santander contra os seus aposentados é extremamente importante, porque incomoda e mostra para o banco que não vamos ficar parados enquanto mexe em uma das coisas mais importantes para nós, que é a complementação de aposentadoria”, comenta a presidenta da Afubesp, Maria Rosani. “A união de todos nós faz a diferença nesta luta e não vamos parar até garantir que nossos direitos adquiridos sejam respeitados”, completa.
Fonte: Afubesp