Afubesp entra com ação contra o Santander e Cabesp para garantir transparência na Gestão da Caixa

Jun 30, 2025 8:32:18 PM | 2024

Afubesp entra com ação contra o Santander e Cabesp para garantir transparência na Gestão da Caixa

Presidente da Cabesp, tem se alinhado aos interesses da instituição financeira, abrindo mão do papel de defesa do estatuto

SÃO PAULO  - A Afubesp ingressou com uma ação de oposição contra o Santander e a Cabesp no final de junho, buscando assegurar a integridade das regras estatutárias e a transparência na administração da Cabesp.

O processo questiona uma ação movida anteriormente pelo próprio Santander, considerada pela entidade como um ato simulado. O objetivo do banco seria anular as cláusulas 39 e 54 do Estatuto da Cabesp, que tratam da indicação de cargos diretivos e do Conselho Fiscal, abrindo caminho para nomeações externas e sem vínculo associativo com a Caixa.

Segundo a Afubesp, a diretora-presidente da Cabesp, Maria Lúcia Ettore do Valle—nomeada pelo banco—tem se alinhado aos interesses da instituição financeira, abrindo mão do papel de defesa do estatuto. A atitude é classificada como um conflito de interesses por representantes eleitos da Cabesp, que consideram que a presidente atua em detrimento da missão da Caixa, comprometendo sua imparcialidade.

O advogado da entidade, Anselmo Silva, solicita na ação o reconhecimento do ato simulado e a manutenção do direito dos associados de decidir, exclusivamente por meio de Assembleia Geral, qualquer alteração no estatuto. Também requer a intimação do Ministério Público para averiguar possível prática de fraude processual, nos termos do artigo 347 do Código Penal.

Wagner Cabanal, diretor administrativo eleito da Cabesp, afirma que os dirigentes vêm sendo acusados pela presidente de estarem em conflito de interesses sempre que tentam atuar em defesa do estatuto. “O verdadeiro conflito está do lado dela, que defende os interesses do banco como uma marionete, ao invés da nossa Caixa”, pontuou. E reforçou: “Não vamos aceitar que a direção da Cabesp seja conivente com a desconstrução do que conquistamos. Continuaremos na luta pelos direitos dos associados”.  (Da redação _ Com informações de Érika Soares/Afubesp)

 

Fonte: Afaban Sorocaba